Sessão Relâmpago com Tony Kanaan

Há alguns dias atrás recebi um convite através da marca Hot-Buttered, a qual é uma grande parceira do meu trabalho, para fazer umas fotos com o piloto de Fórmula Indy Tony Kanaan. Confesso que não havia captado realmente a mensagem sobre o que era para fazer, mas não neguei! Já havia fotografado o Tony em suas participações na Stock Car ano passado, mas nada diretamente com ele. O que me surpreendeu foi a receptividade e agilidade para atender meus pedidos para cada foto, habilidade de quem é mais do que acostumado a ser fotografado.
Aproveitando que teria que estar em São Paulo para acompanhar a etapa brasileira da Indy e, também, a primeira etapa da temporada 2013 da Copa GT, marcamos a sessão de fotos para a quinta-feira que antecedesse o evento.

Após sete horas de viagem de Curitiba até São Paulo e desembarcar direto no Complexo do Anhembi, encontrei todos os responsáveis e aguardamos o Tony e mais alguns pilotos fazerem uma gravação para o programa Pânico na Band. Nesse ponto, após algumas dúvidas sanadas, já estava com o briefing das fotos pré-estabelecido na cabeça.
Assim que terminaram as gravações fui colocar em prática meu plano recém desenhado mentalmente. A ideia da sessão de fotos com o Kanaan até era simples, fotografar ele com sua bike da Trek. Mas detalhe, tudo rápido, sem muito tempo para produção ou tentativas. Se a sessão durou 10 minutos, foi muito.
O primeiro passo foi fazer uma leitura da luz ambiente: sol se pondo ao final da reta e a direita, apesar de estar um belo dia, uma névoa deixava a luz difusa, sem muito contraste. Então resolvi fazer as fotos totalmente no contra luz, para captar o máximo do final de tarde e o céu um pouco laranja. 
Para completar a iluminação, enquanto o Tony vestia sua roupa de bike, coloquei um Flash Quantum T5d-R pendurado na grade e usei minha mochila como tripé para deixar um Flash Nikon Sb-910 no meio da pista. Assim, o sistema ficou com o sol no contra, e um Flash a esquerda e outro a direita do Tony.
Pra começar, alguns retratos básicos com a grade em perspectiva e os Flash cobrindo ambos os lados do Kanaan e depois um retrato frontal com o céu laranja e o sol a direita!
Para ter algumas imagens do Tony pedalando, pedi que ele viesse na minha direção e no ponto marcado fiz o clique para que os Flashs fizessem a leitura nele, com uma iluminação cruzada.
Para finalizar, tive a ajuda do Felipe da Trek que guiou seu carro com o porta malas aberto onde eu fiquei para fazer umas imagens com mais “movimento” do Tony pedalando. Com velocidade baixa e ponto marcado para que os Flashs pudessem congelar ele, fizemos duas voltas no trecho para garantir duas imagens, uma mais aberta e outra mais fechada.
E fim de papo. O Tony já tinha outro compromisso e, na mesma velocidade que chegou, foi embora. 
Todas as fotos foram clicadas com a Nikon D800 e lentes Nikon 24-70 2.8 e 70-200 2.8. Os Flashs foram disparados através do sistema wireless da PocketWizard.
Abaixo segue algumas das fotos que produzimos, espero que gostem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s